ALEISTER CROWLEY



      Edward Alexander Crowley  nascera em 12 de Outubro de 1875 em Leamington por aquela época achava-se em pleno auge o movimento espiritista em todo o mundo. As irmãos Fox assombravam com as suas experiências e as investigações de William Crookes sobre o espiritismo eram seguidas com grandes interesse pelo público, enquanto as seitas e as sociedades secretas abundavam por todas a parte e havia poucos meses que tinha falecido o francês Éliphas Lévi, autor de vários livros de magia, entre os quais se destaca Dogma e Ritual da Alta Magia.
     Em 18 de Novembro de 1898 Aleister entrou para o grupo dos Golden Dawn, uma sociedade secreta dedicada ao ensino da magia entre um grupo de pessoas selecionadas.
     Disposto a cruzar todas as fronteiras humanas e da mente, pensando na "projecção astral", tomou as mais exóticas drogas que, segundo a tradição mágica, "lhe podiam abrir as portas do mundo que se encontrava por trás do véu da matéria". Usou o ópio, a cocaína, o haxixe... E em breve a sua existência de transformou numa série de êxtase, abominações, perversões mágico-sexuais e audácias, desafiando a opinião publica de todos os países que percorreu.

 Influências no Rock

Socialmente, Crowley se tornou conhecido devido as referências feitas a ele no Rock 'n' Roll dos anos de 1960 e 1970, pelas bandas Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles e Black Sabbath, e pelos cantores Ozzy Osbourne e David Bowie.
Os primeiros a citar Crowley em sua obra foram os Beatles. Por serem britânicos, os quatro membros da banda acreditaram que Crowley era uma personalidade influente o bastante para ser colocado na polêmica capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Isso possibilitou que os próximos artistas tivessem conhecimento da obra de Crowley.



O cantor e compositor brasileiro Raul Seixas junto de Paulo Coelho foram grandes divulgadores e seguidores das obras de Aleister Crowley. Suas principais canções sobre Crowley e a Thelema são "Sociedade Alternativa", "Novo Aeon" e "Loteria de Babilônia".
Uma das principais e provavelmente a mais explicita referência musical é a canção "Mr. Crowley" do cantor britânico Ozzy Osbourne. "Mr. Crowley" foi lançada no álbum Blizzard of Ozz, de 1980.


TV


Em 2008 foi lançado Chemical Wedding cuja a história se passa durante um experimento com Realidade Virtual numa universidade britânica, um tímido professor de literatura é possuído pelo espírito do famoso ocultista Aleister Crowley (Simon Callow), Crowley utiliza seu novo corpo para praticar o Mal, enquanto busca uma “noiva perfeita” para dar continuidade ao seu sangue num bizarro ritual mágico.
Atualmente ele é bastante citado na série Supernatural ( Sobrenatural ) exibido pela Warner Channel, onde Crowley é um dos demônios mais poderosos do inferno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário